Notícias

CONVÊNIO
17/12/2018

Empresas atacadistas podem recuperar crédito de forma rápida e segura

A partir de agora, as empresas que atuam no ramo atacadista em Mato Grosso contam com uma opção rápida e segura para receber créditos junto aos clientes inadimplentes: o protesto extrajudicial. A informação é do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT), que firmou convênio com a Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD) e o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Mato Grosso (SINCAD-MT).

A presidente e o gerente comercial do Instituto, Velenice Dias de Almeida e Lima e Anderson Calixto, respectivamente, destacam que o "convênio possibilita às empresas atacadistas receberem seus créditos em um curto prazo após o recebimento da intimação, que é feita pelos Cartórios de Protesto. A grande vantagem para as empresas é que todo o procedimento feito pelos cartórios é gratuito para elas, ou seja, quem arca com os emolumentos é o devedor".

Eles também ressaltam outro benefício às empresas que aderirem ao convênio: a comodidade. "O responsável por enviar os títulos e documentos de dívida ao protesto pode fazê-lo de qualquer lugar do país e a qualquer hora, bastando ter acesso à internet, isto é, não precisa dispor de tempo com trânsito, nem gastar com combustível. Assim que nossa Central de Remessa de Arquivos (CRA) recepciona os documentos, imediatamente os encaminha aos cartórios competentes para que procedam a intimação do devedor para que quite a dívida no prazo de três dias úteis. Caso isso não ocorra, o título é protestado e o devedor fica com restrições em seu CPF/CNPJ, impossibilitando-o, por exemplo, de obter crédito", salientam Velenice Dias e Anderson Calixto.

O diretor executivo da AMAD e do SINCAD-MT, Marcos Taveira, disse que o convênio está aberto à todas as empresas do segmento atacadista para adesão. "Aquelas que tiverem interesse em aderir ao convênio com o IEPTB-MT, basta nos procurar. Para nós, esse convênio é muito importante porque facilita muito o processo de cobrança das empresas que estão com pendências junto ao nosso setor", destaca.

"Nós entendemos o quanto é importante esse trabalho que os cartórios estão prestando, de proceder a intimação de cobrança que facilita aos atacadistas receberem os créditos que tem dos seus clientes de forma prática e simples por meio da plataforma do Instituto. Isso facilita, imprime celeridade e traz segurança e as empresas atacadistas receberam essa informação com bastante entusiasmo. Temos empresas que já estão fazendo adesão ao convênio e entendemos que isso facilitará muito os processos de recebimento. Nossa expectativa é que as empresas consigam reduzir o número de inadimplência com essa ferramenta", finaliza Marcos Taviera.

Interessados em obter mais informações sobre convênio para protesto de título e documentos de dívida devem entrar em contato com o Instituto de Protesto pelos telefones (65) 3621-3046/99612-7651 ou pelo e-mail comercial@protestomt.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa