Notícias

Assembleia Geral
22/03/2019

Atacadistas e distribuidores aprovam prestação de contas de 2018

A Associação Mato-Grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD) e o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Mato Grosso (SINCAD-MT) reuniram os associados no dia 21 de março para prestação de contas das entidades em Assembleia Geral Ordinária e para a primeira reunião da diretoria e associados em 2019. O evento contou com a presença de vários atacadistas e do deputado estadual Dilmar Dal Bosco. As contas foram aprovadas por unanimidade pelos presentes.

Realizada anualmente, a assembleia é a oportunidade de prestar contas das atividades realizadas no ano anterior aos associados e aprovar o planejamento para este ano. Segundo o diretor executivo das entidades, Marcos Taveira, 2018 foi um ano de muito trabalho, principalmente junto ao Poder Público, para defender as demandas e os interesses do setor. "Para se ter uma ideia, as diretorias da AMAD e do SINCAD-MT participaram de uma média de 80 reuniões, ou seja, quase duas reuniões por semana, onde os presidentes e diretores se revezaram para estar presentes em todas as demandas", destacou. 

O ano de 2018 também teve muitas conquistas, que só foram alcançadas graças ao esforço da diretoria na defesa do segmento atacadista e distribuidor. Durante a assembleia, o presidente do SINCAD-MT, Sebastião dos Reis Gonçalves, conhecido como Tião da Zaeli, falou sobre a atual situação da entidade. 

"Estamos num momento de bastante atenção e preocupação, tendo em vista que hoje não é mais obrigatório o recolhimento da contribuição sindical patronal, que era a principal receia do Sindicato", explicou. Ele disse que mesmo reduzindo bastante as despesas em 2018, este ano requer muito mais cautela em relação aos gastos. "Temos uma responsabilidade grande com nosso Sindicato, para que continue sendo importante pra nós, para estar junto com a AMAD defendendo nossos interesses e a nossa permanência no mercado", afirmou. 

Para o presidente da AMAD, João Carlos Sborchia, além de analisar a prestação de contas, a assembleia é uma oportunidade de discutir vários assuntos que dizem respeito ao setor atacadista distribuidor, como incentivos fiscais, reforma tributária, aumento de impostos, entre outros. "Mal terminou o ano e começamos 2019 sem trégua, discutindo junto ao Poder Público os incentivos fiscais, assunto que nos atinge diretamente, já que sofremos uma concorrência predatória de estados vizinhos como Goiás, que gozam de altos benefícios". 

Os associados deliberaram favorável pela aprovação das contas e parecer lido pelo assessor contábil das entidades, João Paulo da Silva. Com base na verificação de documentos e análises contáveis apresentados, observou-se a inexistência de quaisquer fatos e procedimentos em desacordo com a legislação.  A reunião foi realizada no salão de eventos da Nativas Grill, em Cuiabá, onde após foi servido um jantar aos presentes. 

Expo-Ecos 2019

Outro assunto discutido no encontro foi a comercialização dos estandes da Expo-Ecos 2019 - Encontro Centro-Oeste dos Supermercadistas, Atacadistas, Distribuidores, Indústria e Food Service. O evento acontece de 04 a 06 de junho, em Cuiabá. A palestra magna de abertura será com o economista Ricardo Amorim. 

A Expo-Ecos é um evento que une a cadeia de abastecimento entre indústria, varejo e food service, numa área de 3.800m², ocupada por cerca de 80 estandes. A expectativa é movimentar de 12 a 15 mil pessoas por dia, entre executivos de médias e grandes lojas, proprietários de mini-mercados, mercearias, lojas de conveniências, panificadoras, food service, bares, hotéis, restaurantes e prestadores de serviço. Será realizada pela Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Mato Grosso (Sincovaga), Amad e Sincad-MT.  

Mais informações sobre o evento e estandes pelo site: expoecosmt.com.br ou pelo telefone (65) 3637-3364.

Fonte: Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa AMAD/SINCAD-MT