Notícias

19º ENCONTRO ANUAL
30/10/2019

Atacadistas de MT debatem reforma tributária estadual

Os impactos na economia de Mato Grosso com a aprovação da Lei Complementar nº 631/2019, a reforma tributária estadual, foi tema do 19º Encontro Anual do Setor Atacadista e Distribuidor do Estado, realizado nesta terça-feira (29.10), em Cuiabá, pela Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad) e pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Mato Grosso (Sincad-MT).  

O encontro reuniu centenas de associados, diretores das entidades e colaboradores do setor atacadista e distribuidor em Mato Grosso, que ouviram atentamente as explicações do consultor tributário José Lombardi e puderam tirar dúvidas sobre a lei. 

Para o presidente da Amad, João Carlos Sborchia, é importante discutir os principais pontos da reforma tributária estadual com os associados. “A partir de janeiro a legislação entra em vigor e é fundamental o setor estar por dentro do que foi alterado”, declarou, citando o apoio recebido de alguns parlamentares como a deputada estadual e presidente da Assembleia Legislativa em exercício, Janaína Riva (MDB), e o líder do governo na Casa de Leis, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), presentes no evento.

“Tentamos fazer com que o impacto fosse o menor possível”, explicou Janaína Riva, que ainda reafirmou o compromisso em acompanhar as próximas fases da regulamentação da reforma tributária, que ainda discute os percentuais que serão aplicados. Ela citou ainda a colaboração social do setor atacadista e distribuidor que ajuda em causas solidárias, com doações e campanhas, beneficiando milhares de pessoas. 

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco lembrou que foram feitas diversas reuniões com os setores, a Fecomércio, advogados e tributaristas, a fim de equilibrar a lei. “Tentamos manter mais ou menos o que seria o ICMS hoje, contribuindo com os empresários. Buscamos o equilíbrio”, completou.

Segundo o assessor tributário José Lombardi, as regras para o setor atacadista ainda estão sendo discutidas. "Em breve saberemos na totalidade o tamanho do impacto. Depois vamos nos reunir e apontar a parte mais técnica com os profissionais da área de contabilidade”, comentou.

O diretor executivo da Amad e do Sincad-MT, Marcos Taveira, lembrou que existe uma nova legislação no Estado e é preciso entender o que mudou. "Temos que verificar com bastante critério as mudanças para o setor e como fica a competição com os outros estados que recebem incentivo fiscal e fazem concorrência desleal com Mato Grosso. É isso que deve ser evitado”. 

Já o presidente do Sincad-MT, Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli, concluiu dizendo que a demanda do setor não terminou. “Estamos aqui para defender o segmento e o próximo passo é fazer um debate mais amplo com os contadores”, finalizou.

Também estiveram presentes no encontro o presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior e o presidente da Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Alessandro Morbeck. O evento contou com o apoio da Sankhya Gestão de Negócios e Serasa Experian.

Fonte: Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa AMAD/SINCAD-MT