Notícias

AMAD E SINCAD-MT
04/12/2017

Atacadistas de Mato Grosso comemoram resultados em encontro anual

Atacadistas e distribuidores de Mato Grosso comemoraram os resultados alcançados em 2017, em especial a geração de 33 mil empregos diretos e indiretos, mesmo diante de um ano de desafios e incertezas. O setor investiu ainda em 30 projetos socioculturais, beneficiando mais de 16 mil pessoas. Os dados foram apresentados no dia 01 de dezembro, em Cuiabá, durante o 17º Encontro Anual realizado pela Associação Mato-grossense dos Atacadistas e Distribuidores (Amad) e pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Mato Grosso (Sincad-MT).

O encontro foi marcado pela posse das novas diretorias das entidades: Amad - Gestão 2017/2020 e Sincad-MT - Gestão 2017/2021. O empresário João Carlos Sborchia foi reconduzido à presidência da Amad e Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli, assumiu como presidente do Sincad-MT, no lugar de Sérgio José Gomes. “Estou ciente da enorme responsabilidade que assumo e sinto-me preparado, ao lado da diretoria, de construir uma Amad ainda melhor. Assumo com o compromisso de me dedicar e trabalhar a serviço do associado e da sociedade”, destacou Sborchia.

Para ele, o importante agora é corrigir os erros que por ventura ocorreram, planejar as ações e seguir em frente. “A intenção dessa gestão é manter todos os serviços de parceria já existentes e buscar ampliá-los. Além disso, vamos defender o setor atacadista e distribuidor, e ampliar a qualificação dos trabalhadores das empresas, trazendo mais cursos, treinamentos e palestras para a melhoria da gestão das empresas e de seus colaboradores”, explicou o presidente da Amad.

Já Tião da Zaeli, recém-empossado presidente do Sincad-MT, destacou a honra de estar à frente do Sindicato da categoria. “O grau de amadurecimento que nós temos é o que faz o sucesso das nossas entidades. Sentamos juntos, reivindicamos juntos e somos concorrentes. Nós somos referência no Brasil por esse comportamento. Nossa briga é no cliente, mas temos um grande respeito um pelo outro e formamos uma grande família. Isso faz com que o nosso setor cresça e cada vez mais ganhe representatividade junto à sociedade”.

Segundo o presidente do Sincad-MT, os atacadistas e distribuidores de Mato Grosso sofrem com a concorrência desigual dos estados vizinhos, apoiados por incentivos fiscais. “Nós temos uma legislação predadora de outros Estados, mas o governo e os deputados estaduais têm nos apoiado devido à guerra fiscal. Não é fácil vencer essa guerra desigual, mas estamos aqui de pé e prontos para defender o nosso negócio dentro do nosso estado. Temos um só objetivo, proteger o nosso negócio. Somos mato-grossenses e é aqui que nós queremos ficar”, concluiu Tião da Zaeli.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone, parabenizou a Amad e o Sincad-MT pelo evento e disse se sentir em casa. “Conheço todos e sou amigo de todos. Os atacadistas e distribuidores de Mato Grosso formam um grande e forte segmento empresarial. Parabéns pelo trabalho realizado, notadamente as ações sociais que executam. Precisamos disso, de boas notícias”, encerrou. 

TRABALHO SOCIAL RECONHECIDO

O secretário-chefe da Casa Civil, Max Russi, que na oportunidade representou o governador Pedro Taques, parabenizou as entidades pelo belo trabalho social que executam e agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “É muito bom poder contar com parceiros como a Amad e o Sincad, que fazem cobranças para melhorar o setor, mas também reconhecem o trabalho do governo. Quero parabenizar a presidente Sheila, da Amad Mulher, pelo importante trabalho social que executa. Isso faz a diferença. Temos em vocês entidades que colaboram muito para o desenvolvimento do nosso estado”.

Max Russi lembrou que Mato Grosso foi um dos três estados que conseguiu de 2014 pra cá ter uma melhora na geração de empregos. “Isso é sinal que a economia está reagindo, fruto do trabalho de cada parceiro, cada empresário e de cada pessoa que acredita no estado”, finalizou o secretário.

Nos últimos 12 meses, a Amad Mulher atendeu 30 projetos sociais, com doação de 22.198 quilos de alimentos, 4500 fraldas geriátricas, 3 mil cobertores, 1750 brinquedos, 1150 caixas de produtos de limpeza e higiene, e 186 peças de roupas. Também foram doados R$ 222.684,00 em dinheiro a projetos socioculturais. 

“Atendemos 16.158 crianças, jovens e idosos em vários municípios de Mato Grosso. A solidariedade nos torna mais fortes. Agradecemos a todos os atacadistas e distribuidores que contribuem todos os anos para que essa ação seja possível”, enfatizou a presidente da Amad Mulher, Sheila Sborchia.

HOMENAGEM

O ex-presidente do Sincad-MT, Sérgio José Gomes, e a esposa Vanderléia Gomes foram homenageados durante o encontro. Sérgio recebeu uma placa de homenagem em reconhecimento e agradecimento pelos relevantes serviços prestados enquanto esteve à frente da entidade. 

Sérgio cumprimentou e agradeceu todos os amigos, atacadistas, distribuidores, colaboradores e aqueles que estiveram com ele durante a gestão. Disse que ali estava se encerrando um ciclo de nove anos nas entidades e começando outro. “Quero agradecer a todos que confiaram a mim as decisões tomadas e, que, direta ou indiretamente, influenciaram em suas empresas. Espero ter honrado tamanha confiança”.

Ele desejou sorte ao novo presidente empossado, Tião da Zaeli. “Te desejo sorte na certeza que você fará da sua experiência pessoal uma gestão a altura do que os empresários do setor esperam. A nossa força é do tamanho da nossa união”, disse Sérgio. 

Redação e fotos: Luciane Mildenberger
Fonte: Assessoria AMAD