Notícias

MATO GROSSO
06/04/2018

Atacadistas fortalecem atuação dos jovens e sucessores nas empresas

Uma reunião de trabalho reuniu cerca de 20 jovens e sucessores do setor atacadista e distribuidor de Mato Grosso, na sede da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), em Cuiabá. Além de discutir o planejamento de ações para 2018, foram oferecidas duas palestras: "Gestão Empresarial e Ferramentas Gerenciais", com o coaching estratégico Heleno Celso da Silva; e "O Poder da Autorresponsabilidade", com a life coach Mury Dias. O encontro aconteceu no dia 06 de abril.

A AMAD, juntamente com o Sindicato do Comercio Atacadista e Distribuidor do Estado de Mato Grosso (SINCAD-MT), tem investido nesse projeto. O presidente da associação, João Carlos Sborchia, destacou a importância da participação de todos para que o trabalho evolua. “Os filhos devem estar preparados para suceder os pais nas empresas. Estamos investindo em conhecimento e treinamento para que os filhos sejam preparados nos mais diversos assuntos”.

Inclusive, informou Sborchia, algumas visitas técnicas a grandes atacados distribuidores de outros estados estão sendo planejadas para que os jovens e sucessores de Mato Grosso possam conhecer realidades diferentes do setor.   

Durante a palestra de Heleno da Silva, ele enalteceu que a fundamentação da gestão financeira é primordial em qualquer organização. “A base da gestão financeira é na família. Quando se fala em empresa, a abrangência é muito maior, porque quando se trata de custos, o que mais a empresa procura obter é geralmente a diferença do custo e da receita. Na palestra apresentamos algumas ideias de como proceder nessas atividades dentro da organização”, concluiu. 

COMISSÃO 

Na oportunidade foi criada uma comissão de jovens e sucessores AMAD e SINCAD-MT que será responsável por dar andamento às ações no estado. A comissão foi formada pelos jovens Gustavo Hazama Gonçalves, Sarah Durigan Baía, Mariane Gomes, Bruno Amorim e Diogo Sborchia. 

Gustavo Hazama Gonçalves, da Fórmula Distribuidora, ressaltou que a sucessão familiar nas organizações é um assunto que deve ser tratado com cautela devido a sua importância. “Deve ser abordado por todas as empresas que desejam continuar atuando. Por isso a necessidade do grupo ‘AMAD e SINCAD-MT Jovens Sucessores’, que contribui positivamente para a união dos futuros atacadistas e distribuidores de Mato Grosso, com a troca de ideias e informações e a união de todo o setor”.  

Para Sarah Durigan Baía, da Disnorte – Ágil Distribuidora de Alimentos, a comissão visa integrar e identificar quais são os pontos que eles podem focar para se fortalecer como gestores e sucessores, e o que precisam ganhar em experiência para aplicar nas empresas. “Esses encontros têm sido muito benéficos para entendermos que as dificuldades não são só nossas, são de todos, mas é quando confrontamos as experiências que nos somamos”, reitera.

O administrador Avelino Bove Capitão, do grupo ABC Atacado, de Barra do Garças, falou o que espera com os encontros: “a expectativa é adquirir conhecimentos na área financeira e outras afins, para assumir a sucessão nos negócios. Os encontros são importantes, colhemos muitas informações aqui e colocamos em prática na empresa. Isso dá mais credibilidade nas ações e acabamos ganhando mais crédito junto aos pais”.

Já Leonardo Gomes,  da Fortaleza Distribuidora, disse ser um aprendizado constante. “Tudo o que vemos no dia a dia se torna um aprendizado para colocar em prática e tentar sempre melhorar. Esses encontros estão sendo muito proveitosos porque dão um olhar mais gerencial e preenchem algumas lacunas de conhecimento e dúvidas que precisam ser sanadas. Toda essa preparação ajuda a desenvolver e a preparar”, finalizou. 

Fonte: Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa AMAD e SINCAD-MT