Notícias

ATACADISTA E DISTRIBUIDOR
16/04/2018

Profissionais de RH participam de encontro voltado ao setor

Representantes da área de recursos humanos (RH) do setor atacadista e distribuidor de Mato Grosso reuniram-se para discutir temas atuais e de interesse dos profissionais, como a nova legislação trabalhista, relações trabalhistas e inteligência emocional. Com duração de 8 horas, o evento aconteceu no dia 13 de abril, no Hotel Gran Odara, em Cuiabá, e contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, de 28 empresas diferentes.

A iniciativa da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD) e do Sindicato do Comercio Atacadista e Distribuidor do Estado de Mato Grosso (SINCAD-MT) é capacitar os profissionais com informações atualizadas que atingem a área de RH, bem  como realizar uma aproximação entre eles para troca de experiências e esclarecimento de dúvidas.

“O grande desafio dos empresários hoje é qualificar os colaboradores e fazer a sucessão dos negócios, fazer com que as empresas continuem gerando emprego e renda. Para isso, a capacitação e o intercâmbio entre os profissionais são fundamentais”, afirmou o presidente do SINCAD-MT, Sebastião dos Reis Gonçalves (Tião da Zaeli), na abertura do encontro.

Para o presidente da AMAD, João Carlos Sborchia, a diretoria traçou como principal objetivo o treinamento dos colaboradores. “O conhecimento é inesgotável, e nosso foco é desenvolver e treinar os gestores que nos auxiliam nos negócios. Pessoas mais preparadas terão menos dificuldades para desenvolver as funções nas nossas empresas. O colaborador com conhecimento vai superar com mais facilidade os momentos difíceis que por ventura as empresas encontrarem pela frente”.

PALESTRAS E CASE

O advogado Reinaldo Américo Ortigara falou no encontro sobre jornadas de trabalho, banco de horas, horas extras e intervalo intrajornada. Ele explicou que o coração da empresa passa pelo RH, principalmente com a nova lei trabalhista. “Os documentos do setor têm uma importância enorme no Judiciário e, às vezes, as empresas pensam estar corretas, mas não sabem o reflexo lá na frente”, disse, ao mostrar com exemplos concretos como acontece para que os gestores atuem cada vez mais de forma certa e segura.

A life coach Mury Dias destacou o poder da autorresponsabilidade e da inteligência emocional. “Aqui temos gestores que lidam com pessoas, ou seja, quanto mais imbuídos na inteligência emocional, melhores serão os resultados. Não só para a gestão, mas para os liderados e para o líder nato ou empresário, que está lá no topo, puxando os demais. Inteligência emocional e autorresponsabilidade são para todos. Negócios são pessoas. Se você não entende de pessoas, então não entende do seu negócio”, enfatiza.

Já o presidente da Confederação Ibero-Americana de Inspetores do Trabalho e da Associação Mato-grossense dos Auditores Fiscais do Trabalho, Valdiney Arruda, fez uma explanação sobre as relações trabalhistas.

Durante o encontro, a psicóloga Flávia Frances Figueiredo dos Santos apresentou um case de sucesso da empresa Mika Distribuidora na área de Gestão de Pessoas. “Demonstramos um pouco daquilo que estamos conseguindo melhorar no decorrer dos anos. Foi uma alegria pra mim e para a empresa levar e trazer conhecimento. É muito positivo essa aproximação das empresas”, avaliou a gestora.

TROCA DE INFORMAÇÕES

O gerente de Logística da Sorpam Alimentos, Rosinei Domingos da Rocha, achou o encontro muito interessante para tirar dúvidas, principalmente sobre a legislação trabalhista. “Queremos sempre trabalhar certo, dentro da lei, e as palestras nos ajudam a ter certeza que estamos no caminho correto”, ressaltou.

O mesmo avaliou Marcos Sereia, gerente Administrativo e Financeiro da Evermax Distribuidora Automotiva. “A iniciativa do setor atacadista é ótima, porque as empresas precisam desse tipo de apoio. É fundamental a unificação dos conhecimentos, principalmente diante das novidades da reforma trabalhista. Essa troca de informações é necessária para que tenhamos mais segurança na condução do nosso trabalho”.

O coordenador de RH da Norte Sul Real Distribuidora, Marco Aurélio de Arruda Barros, gostou muito das experiências cotidianas trazidas pelos palestrantes e do contato com outros profissionais da área. “É uma troca interessante de informações”, completou. Darcilene de Siqueira Pinto, auxiliar administrativo na Faisão, também opinou: “Gostei muito e adquiri conhecimento que será aproveitado no meu dia a dia na empresa”, contou.

O executivo da AMAD e SINCAD-MT, Marcos Taveira, afirmou que o maior propósito do encontro foi a reciclagem profissional e o fortalecimento das relações. “Nosso principal intuito, além de trazer um pouco mais de conhecimento, foi fazer uma interação entre os profissionais que atuam na mesma área, para que fortaleçam a troca de informações e compartilhem as boas práticas”, concluiu.

Fonte: Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa AMAD e SINCAD-MT