Notícias

INDICADORES
23/02/2018

Comércio varejista fecha 2017 com alta de 2%

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro teve aumento de 2% em 2017, na comparação com o ano anterior. O dado, da Pesquisa Mensal do Comércio, foi divulgado em 9 de fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta veio depois de duas quedas consecutivas: em 2015 (-4,3%) e em 2016 (-6,2%). Três dos oito segmentos pesquisados pelo IBGE fecharam o ano em alta, com destaque para móveis e eletrodomésticos (9,5%) e para tecidos, vestuário e calçados (7,6%). Também tiveram crescimento os setores de artigos farmacêuticos, médicos e perfumaria (2,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,1%) e supermercados e produtos alimentícios (1,4%).

CONFIANÇA - O Indicador de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cresceu de 41,9 pontos em janeiro de 2017 para 43,6 pontos no mesmo mês deste ano, o que representa uma alta de 4%, informaram as instituições em relatório divulgado nesta quinta-feira. Houve crescimento também em relação a dezembro, quando o ICC marcou 40,9 pontos. A escala do indicador varia de zero a 100, sendo que quanto maior o número, mais otimista se encontra o consumidor. O ICC é formado por dois componentes: o Indicador de Condições Atuais, que afere o cenário momentâneo da economia e da própria vida financeira e o Indicador de Expectativas, que avalia o que os consumidores esperam para os próximos seis meses.

PIB 1 - A economia brasileira completou o quarto mês consecutivo de crescimento considerando a métrica do Banco Central (BC) e fechou 2017 com crescimento de 1,04%. Em dezembro, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou elevação de 1,41%, vindo de variação positiva de 0,3% em novembro (dado revisado de 0,49%). Essa é a primeira variação positiva anual do IBC-Br desde 2013 e ajuda a reforçar o cenário de recuperação da atividade consolidado ao longo do ano. O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) de 2017 será conhecido em 1º de março.

PIB 2 - A economia brasileira fechou 2017 com crescimento de 1%, após dois anos seguidos de contração, conforme o Monitor do PIB, da Fundação Getulio Vargas (FGV). Pela ótica da oferta, a maioria das atividades apresentou recuperação quando comparada com a variação de 2016, sendo que as atividades de agropecuária e extrativa mineral apresentaram os maiores crescimentos, de 12,8% e 4,5%, respectivamente, diz a FGV. O relatório aponta um crescimento de 1,8% da indústria de transformação, 7,3 pontos percentuais acima do apresentado em 2016. O mesmo ocorreu com as atividades de comércio e transportes, que apresentaram crescimentos respectivamente de 8 pontos e 7,9 pontos acima daqueles apresentados um ano antes.

Fonte: Assessoria Abad