Notícias

PARCERIA
04/09/2019

Cerca de 60 pessoas participam do curso “Análise de Crédito”

A Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad) e a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) realizaram nesta quarta-feira (04.09) o curso “Análise de Crédito na Prática – como combater a inadimplência e reduzir o risco na tomada de decisão”.

A palestra gratuita ministrada pelo gerente regional da Boa Vista SCPC, Everton Fiorelli, também parceira do evento, reuniu cerca de 60 pessoas, entre empreendedores, representantes e colaboradores dos setores do comércio no auditório da Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), em Cuiabá. O presidente da Amad, João Carlos Sborchia, esteve presente na abertura do evento. 

O curso abrangeu a análise de relatórios, score de crédito, probabilidade de inadimplência e concessão adequada de crédito, além de abordar com os presentes, ações para recuperar o crédito dos inadimplentes. “O que fizemos foi trocar experiências enquanto falávamos sobre análise de crédito. As empresas têm perfis diferentes, abordamos as ferramentas que elas utilizam, os critérios, enfim, informações determinantes para a concessão de crédito”, explicou Fiorelli.

De acordo com o diretor executivo da Amad, Marcos Taveira, a parceria com a Boa Vista SCPC é realizada em conjunto com a Associação Comercial de Cuiabá, que já tem um suporte e experiência no setor e busca sempre estar próxima dos associados da Amad e também do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Mato Grosso (Sincad/MT).

“O curso hoje foi ofertado aos nossos associados para falar um pouco sobre as novas ferramentas de análise de crédito, mas também é uma maneira de estreitar o relacionamento do associado com a Boa Vista SCPC”, declarou Taveira. 

Segundo ele, é importante ressaltar que a parceria com a Boa Vista SCPC trouxe vantagens aos associados da Amad e Sincad/MT. “A Boa Vista está trazendo uma tabela diferenciada para o setor atacadista e distribuidor de Mato Grosso, e nós vamos demonstrar claramente para as empresas associadas quais as vantagens desses serviços ofertados”, ressaltou.

O consultor de negócios da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Pedro Carlos Ribeiro, cita que a federação tem visitado todas as associações do Estado desde 2017, dando suporte no acesso ao sistema Credconsult, em parceria com a Boa Vista SCPC. “Hoje nós estamos firmando uma parceria com a Amad, onde estaremos oferecendo e mostrando o banco de dados da Boa Vista, que é muito presente em nosso Estado e com extenso suporte”, completou. 

Para a sócia-proprietária da Agil Distribuidora de Alimentos, Sarah Durigan Baia, o curso ajuda a melhorar as práticas do segmento e protege as empresas da inadimplência. “Nós procuramos ser bem rígidos na nossa análise, cada empresa faz do seu jeito, utiliza ferramentas diferentes, mas nós preferimos fazer vendas saudáveis, ao invés de vendas arriscadas. Buscamos um crescimento mais sólido, mais consistente no nosso negócio”, opinou a empresária.

Satisfeita em participar do primeiro curso voltado para análise de crédito, a matemática Elaine Davi Campos Silva, que atua na empresa O Chefe Embalagens, acredita na importância de se manter atualizada e assim fazer um bom trabalho na área de crédito. “Atuava no departamento contábil de uma escola, mudei para empresa e é muito diferente. O curso vai me ajudar a fazer uma melhor análise do cliente”, justificou.

Estiveram presentes no curso representantes dos setores alimentícios, supermercadistas, cosmética e perfumaria, embalagens e indústria.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AMAD