Notícias

NEGÓCIO DA FAMÍLIA
13/07/2018

Atacadistas de Mato Grosso preparam os sucessores

Com o intuito de preparar com antecede?ncia as pro?ximas gerac?o?es para assumir o comando das empresas atacadistas e distribuidoras, a Amad e o Sincad/MT te?m investido nesse projeto. Atualmente, um grupo de 20 jovens e sucessores, filhos de associados, se reu?ne mensalmente para discutir questo?es comuns, participar de palestras e capacitac?o?es, e dar andamento a?s ac?o?es no Estado.

Na u?ltima quinta-feira (12), o grupo fez visitas te?cnicas em grandes atacados de Ana?polis (GO), como Rio Vermelho e Armaze?m Goia?s, para co- nhecer realidades diferentes do setor. Em Goia?nia, tambe?m visitaram a Ma?xima Sistemas, uma das maiores empresas desenvolvedoras de soluc?o?es mo?veis para o atacado distribuidor.

“Os jovens sucessores fizeram visitas te?cnicas com a finalidade de aprender, de ampliar os horizontes, conhecer e entender como funciona um grande atacado e distribuidor de alimentos, principalmente na questa?o de logi?stica, que e? um grande gargalo em Mato Grosso. Foi uma grande lic?a?o e aprendizado para todos”, disse o executivo da Amad e do Sincad/MT, Marcos Taveira.

Pesquisas indicam que ainda e? pouca expressiva a quantidade de empresas que de fato colocam em pra?tica a preparac?a?o para a sucessa?o. Especialistas apontam que essa tende?ncia vem se fortalecendo nos u?ltimos 10 anos e e? bastante positiva para os nego?cios.

Uma das li?deres do grupo de jovens e sucessores da Amad e Sincad/MT, Mariane Gomes, 28, da Distribuidora Fortaleza, diz que sempre participou da rotina da empresa com os pais, em Va?rzea Grande. “Tentei a carreira acade?mica de enfermagem, mas depois optei por me dedicar ao nego?cio da fami?lia. Quero continuar crescendo na empresa e me preparar cada vez mais para suceder os meus pais”, completa. Hoje ela trabalha no departamento financeiro, mas transita bem por todos os setores da empresa.

Para o administrador Avelino Bove Capita?o, 30, do grupo ABC Atacado, de Barra do Garc?as, ainda existe um conflito de gerac?o?es que deve ser harmonizado para ser possi?vel a construc?a?o de um  novo modelo de ges- ta?o. Ele trabalha na empresa ha? 12 anos, mas desde crianc?a gostava de acompanhar o pai nas viagens para entenderdos nego?cios. 

Fonte: Luciane Mildenberger - Assessoria AMAD e SINCAD-MT